Você é favor da lei da mordaça?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Liduina Leon

Você já percebeu que esta mais freqüente as noticias de falhas nos conselhos tutelares em todo o Brasil?
Como o caso de duas irmãs em São Paulo que pediram ajuda do conselho tutelar, e depois de retornarem para a casa foram mortas pela mãe e o padrasto.
Especialistas afirmam que isto é devido a falta de preparo dos conselhos tutelares espalhados por todo o Brasil.Conselheiros não preparados estão encaminhando os problemas com menores para o buraco.
Mas enquanto eles discutem a falta de preparo dos conselheiros,esquecem de ver a situação dos conselhos tutelares no Brasil.conselheiros mal remunerados,que trabalham sem estrutura,sem proteção policial,e sem equipamentos,como computadores e locais adequados para o trabalho.
Dizem lá fora que o Acre é um local inóspito,chegam a comparar o Acre com o saci perere,pois ambos ninguém nunca os viu.Más esquecem de ver que aqui no Acre o negocio é bem melhor do que lá,vou dar como exemplo o conselho tutelar do nosso município.
Temos algumas carências,isto é normal,más temos uma estrutura melhor do que a deles.Aqui os conselheiros tem acesso a computadores,tem um ambiente de trabalho climatizado,e principalmente uma parceria com a policia militar,que esta sempre apoiando os conselheiros em suas fiscalizações,fato que não acontece em outros estados.
O conselho tutelar faz cumprir a lei, e a policia militar da o suporte necessário para que a lei seja cumprida,neste quesito a nossa cidade esta de parabéns.
É claro ainda falta aqui uma sede própria, más vamos dar tempo ao tempo.
Lidar com crianças e adolescentes é algo que requer muita atenção e carinho,no resto do Brasil vemos conselheiros que não se preocupam com crianças,e sim com a remuneração,que nem sempre é boa mais é fixa.é inacreditável vemos pessoas que foram eleitas pelo povo,não se preocuparem com o que vos foi confiado,a proteção dos direitos da criança e do adolescente.
Certa vez uma mãe irresponsável saiu para um tradicional forró da cidade ,más o problema é que ela não voltou.Passados dois dias do ocorrido,os vizinhos ligaram para um conselheiro tutelar,que era muito popular no bairro da denuncia.
Os vizinhos lhe explicaram o ocorrido,e disseram que havia duas crianças na casa,que estavam com fome,estavam abandonadas.
O conselheiro ao invés de se comover com a historia,e fazer cumprir com o seu dever,apenas exclamou:”Não vai dar de eu ir ai,por que ano que vem é eleição para o conselho tutelar,E SE EU FOR AI, EU VOU ME QUEIMAR COM O PESSOAL DO BAIRRO”
Tenha paciência,o individuo é eleito pelo povo para ser um protetor da criança,tem coragem de dizer que se for resolver uma situação de abandono,um crime,ajudar duas crianças indefesas,ele vai estar se queimando.Se queimando ele ficou por não ter ido cumprir com o seu dever junto a sociedade.
Más mesmo com essas e outras,a situação do nosso conselho tutelar é bem melhor que a situação de outros lugares do Brasil.
Temos uma estrutura, e estamos caminhando para o lado certo.


Liduina Leon
Graduando em gestão de recursos humanos liduinaleon@hotmail.com

0 Opinião dos leitores:

AONDE VOCÊ ESTA

ONDE VOCÊ ESTA

Seguidores

MERCADO FINANCEIRO

Our Blogger Templates Web Design


Torne o blog Quinari no ar, a sua pagina inicial.

  © Blogger templates 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP