Você é favor da lei da mordaça?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CRIAÇÃO DE OVINOS NO QUINARI

JORNAL QUINARI NOTICIAS


Empresários querem fortalecer criação de Ovinos Santa Inês no município com qualidade genética

Após participar da Exposições no Paraná, o Empresário e Agrônomo Henrique da Fazenda Nicteroy juntamente com os criadores Cacao da construtora Engecal e Concrearte, Drº Andre Maia e a do Psicólogo Diego Limana pretendem fortalecer a qualidade genética da ovinocultura no acre e posteriormente possibilitar que pequenos produtores rurais tenham um maior apoio em relação à criação de ovinos.
Como primeiro passo dado os empresários trouxeram o Técnico em melhoramento Genético de Ovinos na Raça Santa Inês, Clésio Messias, que possui criações nos estado da Bahia e São Paulo.
Na oportunidade, o Técnico visitou algumas propriedades e afirmou que dentro do desenvolvimento sustentável proposto pelo governo do estado e o município, a ovinocultura no Acre pode ser uma boa ferramenta para manter o homem no campo, mesmo com pequenos investimentos e alta produtividade.
Clésio Messias entusiasmado com a receptividade do povo acreano e a existência de espaços para o ovino Santa Inês prometeu voltar ao município com ovinos com qualidade genética, e junto com demais empresários trabalhar ciclos de palestras com pequenos produtores rurais, transmitindo assim, conhecimentos técnicos adquirido nesses 12 anos de estrada como criador de Santa Inês.
O município de Senador Guiomard possui uma extensa zona rural que de acordo com intenção dos empresários, em breve poderá servir de exemplo para o estado do Acre no que se refere à produção de ovinos.
Diferente dos bovinos os ovinos se reproduzem duas vezes ao ano e rapidamente estão preparados para o abate, e possibilitam maior lotação por hectare, gerando um lucro em pequeno espaço de tempo. Atualmente o Brasil não produz carne de ovinos suficiente para o consumo interno do país. Com o possível de acesso para os países Andinos, o investimento na ovinocultura, se planejado pode da certo.


Aproveitando a próxima visita de Clésio Messias, no município, em parceria com empresários locais, irá auxiliar na criação de uma Associação de Criadores de Ovinos Santa Inês no Acre, tendo em vista o fortalecimento das raça e melhoramento genético.
Informações importantes:
Histórico do Técnico - Clésio Messias é criador há 12 anos, tem criação de 2000 animais na Bahia de forma extensiva e em São Paulo e proprietário da Cabanha Vale do Ketai que tem o plantel de 200 animais de pista com alto padrão genético para participações em exposições em todo Brasil,.
Possui o Carneiro o Cangaceiro (Vale do Ketai 015) sendo coletado em um banco de sêmen, empresa Alta Genetics Brasil (maior centro de genética animal do país), avaliado 400 mil reais.
Raça Santa Inês
Origem - É uma raça desenvolvida no nordeste brasileiro, resultante do cruzamento intercorrente das raças Bergamacia, Morada Nova e Somalis.Sendo as características atuais um produto da seleção natural e dos trabalhos de técnicos e criadores fixando-as através de seleção genealógica.O porte do Santa Inês, o tipo de orelhas, o formato da cabeça e os vestígios de lã evidenciam a participação do Bergamácia, bem como a condição de deslanado e as pelagens, correspondem ao Morada Nova. A participação do Somális é evidenciada pela apresentação de alguma gordura em torno da implantação da cauda, quando o animal esta muito gordo.Aspecto geral - Animal deslanado, com pêlos curtos e sedosos, de grande porte com média de peso para macho de 80 a 120 Kg e para as fêmeas de 60 a 90 Kg, com excelente qualidade de carne e baixo teor de gordura, pele de altíssima qualidade, rústicos e precoces, adaptável a qualquer sistema de criação e pastagem, e as mais diversas regiões do país. Fêmeas prolíferas e com boa habilidade materna.
Pelagem - A raça apresenta as seguintes pelagens: Castanha, Vermelha, Preta, Chitada de preto e branco e Chitada de vermelho e brancoAptidões - Raça de carne e pele. Fêmeas prolíferas e boas criadeiras, com freqüentes partos duplos e excelente capacidade leiteira.

*Gilberto Moura com informações de Diego Limana Psicólogo e Criador de Santa Inês no Acre.

0 Opinião dos leitores:

AONDE VOCÊ ESTA

ONDE VOCÊ ESTA

Seguidores

MERCADO FINANCEIRO

Our Blogger Templates Web Design


Torne o blog Quinari no ar, a sua pagina inicial.

  © Blogger templates 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP