Você é favor da lei da mordaça?

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FUNCIONARIOS DA SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE A GRIPE "A"

Funcionários dos postos e centros de Saúde de Senador Guiomard, além dos servidores do Hospital Ary Rodrigues, receberam capacitação preventiva sobre o vírus Influenza, causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou como ficou mais conhecido, Gripe Suína.





O treinamento foi realizado pela Vigilância Epidemiológica do Estado, com palestra ministrada por Tarcísio da Cunha Teixeira, no Centro Cultural Manoel Gomes. “Aqui em Senador Guiomard o treinamento foi mais como medida preventiva, para que os servidores da saúde possam realizar as medidas de prevenção”, disse Tarcisio.






Segundo a Vigilância Epidemiológica, a partir de agora os funcionários do hospital estão habilitados para coletar possível amostra suspeita e encaminhar para o Laboratório Central – LACEN – em Rio Branco. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, 08 casos foram confirmados da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), outros 25 casos foram notificados como suspeitos ou descartados.


Segundo o novo protocolo de vigilância de influenza, são considerados casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aquelas pessoas que apresentarem febre, tosse e falta de ar, acompanhada ou não de outros sinais ou sintomas, além dos óbitos.



Conhecendo o vírus Influenza:


Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?

Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.


Quando eu devo procurar um médico?

Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.


O que fazer em caso de surgimento de sintomas?

Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.


Como eu posso me prevenir da doença?

Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos freqüentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.


CRÉDITOS DA MATÉRIA:BLOG DO KLOWSBEY-COMANDOGERALAC.BLOGSPOT.COM

0 Opinião dos leitores:

AONDE VOCÊ ESTA

ONDE VOCÊ ESTA

Seguidores

MERCADO FINANCEIRO

Our Blogger Templates Web Design


Torne o blog Quinari no ar, a sua pagina inicial.

  © Blogger templates 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP