CRISE MUNDIAL TAMBEM AFETA O QUINARI.
PREÇO DO ALUMINIO DESPENCA E DESANIMA CATADORES.
É com tanta jente para a crise afetar,ela pegou de cheio os nosso catadores de latinha,o preço caiu bruscamente nesses ultimos meses,o preço do quilo que chegou a custar R$3,00 em nosso municipio hoje não passa de R$0,70.Isso é devido a crise financeira internacional,as industrias não estão necessitando de tanto aluminio como antes,e a demanda pelo aluminio cai.
Ações do governo como a redução do IPI,causou uma procura maior pela matéria mais isso não foi o suficiente.
Juntar lantinha esta se tornando desmotivador,muitas familias viviam exclusivamente do oficio de juntar aluminio,e conseguiam passar bem,mais hoje o negócio complica,agora o que nos resta é esperar.
Agora é comum encontrarmos latinhas jogadas nas ruas,e isso que o Brasil ocupado o primeiro lugar no ranking de reciclagem de aluminio e em segundo lugar o Japão.
A Novelis (ex-Alcan), por exemplo, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, anunciou que vai encerrar a produção de hidrato e de alumina, materiais usados pela indústria química e fabricação de alumínio, em Ouro Preto,dia 11 de maio de 2009. foram demitidas 290 pessoas e mantido um quadro de 800 funcionários. “A baixa escala de produção e os aumentos dos custos de produção pela valorização excessiva da moeda brasileira desde 2003, aliados à atual crise mundial e à queda vertiginosa do preço do produto, diminuíram drasticamente a competitividade da fabricação e comercialização de alumina, inviabilizando essa operação”, informou a empresa, em nota.
É mais a crise vai passar,e depois de algum tempo volta tudo ao normal.Más enquanto aos catadores,a unica opção é encontrar uma outra forma de trabalho.
0 Opinião dos leitores:
Postar um comentário